A BELEZA DA FACE
Nariz, lábios e mento
O perfil facial ideal existe?
A beleza egípcia, que virou referência, era a de Nefertiti, a rainha mais influente e bela do Egito. Ela governou no auge do poder e na era mais rica.
Famosa pelos seus traços marcantes, como contorno mandibular definido, pescoço alongado, olhos amendoados, lábios bem contornados ainda contribui nos nossos diagnósticos e referências de face.
Hoje uma técnica de aplicação de toxina botulínica foi batizada com o nome da rainha. O Nefertiti Lift consiste na aplicação de toxina em pontos específicos da face e pescoço para proporcionar efeito lifting da região e definir o contorno mandibular.
A HARMONIZAÇÃO FACIAL
É uma técnica de preenchimento facial (não cirúrgica) que promove um alinhamento e correção de ângulos da face trazendo mais harmonia e delicadeza a face, realçando a beleza já existente com naturalidade expressiva.
O diagnóstico de início parte de uma análise das proporções faciais, tanto verticais quanto horizontais, indicando as áreas que estão em desarmonia e que, a partir do procedimento, irão deixar o rosto mais equilibrado e proporcional restabelecendo a harmonia dos terços faciais.
Através de uma análise da face, respeitando suas distâncias e ângulos, serão indicados preenchimentos em determinadas áreas, com a finalidade de dar mais equilíbrio e simetria a face valorizando sua beleza natural, seguindo seus padrões próprios de anatomia, sem exageros ou mudanças radicais.
Perfiloplastia
Proporções faciais em harmonia de nariz, lábios e mento.
O exame facial e análises cefalométricas é onde o diagnóstico se inicia.
São quando as características faciais se tornam identificáveis.
A face humana apresenta três tipos morfológicos de Biotipo facial: Mesocéfalo, braquicéfalo e dolicocéfalo.
Paciente Mesocéfalo: Apresenta crescimento proporcional entre os diâmetros vertical e horizontal. O termo mesocéfalo deriva de meso, que está na média, equilibrado e proporcional.
Considerado o biotipo facial mais rápido e tranquilo para harmonizar.
Paciente Braquicéfalo: Apresenta direção de crescimento horizontal maior do que vertical. Caracterizado por um tipo de face mais curta, quadrada e ampla apresentando mandíbula forte e bem demarcada. Musculatura forte e espessa, evidenciando os contornos faciais.
Para Harmonizar esse tipo de face os tratamentos devem ser voltados para o eixo vertical.
Paciente Dólicocéfalo: Apresenta direção de crescimento vertical maior do que horizontal. Caracterizado por um tipo de face longa, cabeça ovalada, comprida e estreita, não apresentando contornos faciais marcados. Musculatura mais delgada e com tendência a retrusão, não evidenciando os contornos faciais.
Para Harmonizar esse tipo de face os tratamentos devem ser voltados para o eixo horizontal, pois a intenção é equilibrar proporcionalmente ao eixo vertical.Complementando as informações acima sobre biotipo facial, recomendo a leitura deste Artigo:
Os tratamentos temporários a base da toxina botulínica, por exemplo, duram de 4 a 6 meses.
Já no caso dos preenchimentos feitos com ácido hialurônico, a duração varia de 12 a 18 meses, podendo se estender dependendo da substância utilizada.
O preenchedor com efeito mais duradouro é o Ellansé, que está disponível em versões que duram de 1 a 4 anos.
A harmonização facial é um tratamento estético que utiliza uma combinação de técnicas de preenchimento para proporcionar mais equilíbrio entre o volume, o formato e o ângulo de todas as partes do rosto, promovendo também o rejuvenescimento.
Dessa forma, a harmonização do rosto busca corrigir imperfeições ou mesmo realçar determinadas características de cada pessoa, sempre respeitando suas características naturais ao mesmo tempo em que se busca conferir uma maior proporção entre os traços.
Para isso, a escolha das técnicas que serão utilizadas depende de uma análise minuciosa da face para identificar regiões que estão em desarmonia, seja por precisarem de maior volume ou uma correção de ângulo ou de simetria.
Assim, esse procedimento é indicado para corrigir desproporções e desarmonias em áreas como mandíbula, mento (queixo), maçãs do rosto, nariz, lábios e sulco nasogeniano sem promover mudanças radicais.
Além disso, a harmonização do rosto é recomendada para homens e mulheres que estão se sentindo incomodados com as mudanças que se acumulam com o passar do tempo, com a perda de volume facial, com rugas e com a flacidez.
- Contorno: avalia-se se há necessidade de promover um alongamento ou conferir mais projeção, identificando-se os pontos que precisam de preenchimento;
- Mandíbula: é observado se o tratamento deve proporcionar mais definição ao ângulo ou se ela deve ser alongada;
- Malar: são avaliadas as maçãs do rosto e a sua projeção, de modo que se pode decidir por aumentá-las ou deixá-las mais evidentes se necessário;
- Nariz: verifica-se se é preciso modificar a ponta, seja com elevação ou rebaixamento, e se é necessário corrigir a largura ou o alinhamento do dorso;
- Lábios: determina-se a necessidade de conferir mais volume ou repor o volume perdido e se eles devem ou não ser alongados;
- Rugas e sulcos: na presença desses sinais, são considerados procedimentos para suavizá-los e promover o rejuvenescimento do rosto.
Como esse procedimento é realizado de forma personalizada, de acordo com as necessidades de cada pessoa, emprega-se uma combinação de técnicas para proporcionar mais equilíbrio e harmonia entre as diferentes partes do rosto.
Dessa forma, a harmonização facial inclui os preenchimentos feitos com ácido hialurônico (full face), assim como outros tratamentos estéticos que se complementam para oferecer efeitos mais equilibrados, naturais e completos.
Dependendo dos procedimentos, também pode haver um pouco de vermelhidão, mas esse efeito também é temporário e não limita as atividades do dia a dia.
As recomendações para o período de recuperação consistem em proteger a pele da exposição solar e não fazer massagens faciais para não prejudicar a aplicação das substâncias preenchedoras.
Conheça as principais técnicas que podem ser utilizadas na harmonização da face:
Preenchimento facial:
Consiste na aplicação de ácido hialurônico ou outra substância preenchedora para aumentar ou repor o volume das maçãs do rosto e do queixo (mento), além de promover uma melhor definição dos contornos.
Preenchimento labial:
Também utiliza substâncias preenchedoras, mas para corrigir o tamanho e o formato dos lábios, seja conferindo mais volume, remodelando-os para deixá-los mais simétricos ou redesenhando o arco do cupido.
Preenchimento de sulcos e olheiras profundas:
As substâncias preenchedoras são utilizadas para nivelar sulcos como o bigode chinês, além de corrigir o desnível entre as pálpebras e bochechas que dá origem às olheiras profundas.
Toxina botulínica:
Trata-se de aplicação da toxina (Botox) para levantar ou corrigir o ângulo da sobrancelha e suavizar rugas de expressão, como os pés de galinha e as linhas ao redor da boca.
NARIZ
RINOSPLASTIA LÍQUIDA
O nariz é a parte mais proeminente da face humana. Ocupa uma posição de destaque e muitas vezes necessita de procedimentos de harmonização para estar em equilíbrio com a face.
Com o desejo de modificar o formato do nariz muitos pacientes aderem a cirurgia plástica. Mas o receio da anestesia geral e da recuperação, ainda atrapalham os planos de quem pretende deixar o rosto mais harmônico através da Rinoplastia. Hoje em dia, já existe uma alternativa não tão definitiva para este problema: A aplicação de ácido hialurônico para a harmonização facial.
LÁBIOS
Escultura e Preenchimento Labial
O Preenchimento Labial consiste em redefinir a forma dos lábios, utilizando procedimentos que permitem alcançar funcionalidade, beleza e harmonia para o sorriso. Os lábios são a moldura dos dentes perfeitos.
Um destes procedimentos é a ESCULTURA LABIAL com ácido hialurônico na Odontologia.
Preenchimento Labial com Ácido Hialurônico
O Preenchimento com Ácido Hialurônico é seguro, reabsorvível e permite correções naturais não só nos lábios, como em outras partes da face. Além disso, o dentista está respaldado a usar de acordo com a resolução 146, que diz: – Art. 1º. Permitir o uso do ácido hialurônico em procedimentos odontológicos, com reconhecida comprovação científica.
O Ácido Hialurônico
A partir da década de 70 iniciaram estudos do Ácido Hialurônico apresentando-o como Implante Facial. Suas características hidrofílicas fator este favorável podendo obter resultados previsíveis e seguros, sabemos que o mesmo é um material temporário e reversível.
O efeito preenchedor se deve principalmente ao volume gerado pelo produto injetado, o qual estimula ativação e depósito de fibroblastos na derme, como consequência produz colágeno, restabelecendo os componentes perdidos da matriz da pele. Na face apresenta uma durabilidade de 11 a 12 meses aproximadamente. Porém a durabilidade depende da técnica utilizada, do processo de envelhecimento, da idade do paciente, de doenças pré-existentes, dos hábitos pessoais e do grau de deformidade maxilo-mandibular apresentado.
A Técnica do Preenchimento Labial
O preenchimento labial leva em média 1ml de ácido hialurônico. Se usa anestesia local e a maioria absoluta das pacientes faz o preenchimento no lábio superior por ser sempre o mais fino. Se a ideia é subir um pouquinho o volume, basta preencher o contorno.
Podemos remodelar, volumizar ou corrigir assimetrias. Os lábios devem ser avaliados em estática, dinâmica e durante o sorriso, antes de se decidir como eventualmente intervir. A forma e a profundidade do preenchedor irão determinar a sua nova forma.
Podemos usar diferentes técnicas:
- aplicação ao longo do seu contorno;
- injeção em mais pontos na região interna;
- Injeções no perilábio;
- aumentar o “vermelhão”;
- sustentar o ângulo da comissura;
- volumização.
O objetivo de restabelecer o contorno dos lábios será personalizado e cada paciente deverá ter um planejamento individualizado.
Labiograma:
Etapa que mensuramos e quantificamos a quantidade de ácido hialurônico a ser aplicado em cada região.
Indicações
Para o lábio, além do equilíbrio e da estética Orofacial temos as seguintes indicações:
- Selamento / Vedamento labial
- Reposicionamento da dimensão vertical, ântero posterior
- Reequiliíbrio da volumização labial
- Relaxamento do orbicular (quando associada a TB)
- Dinâmica do sorriso
- Exposição adequada dos dentes e consequente lubrificação salivar (evitando desmineralização)
- Finalização em Ortodontia (Perfiloplastia).
Os resultados do preenchimento labial com ácido hialurônico, são satisfatórios e a aceitação do paciente é excelente. Desde hidratação do tecido, diminuição de rugas e aumento do volume. Outra vantagem é ser reabsorvível, tornando-se uma ótima alternativa para melhorar o aspecto estético e funcional dos lábios.
MENTO
QUEIXO
Quando o Mento (queixo) é muito pequeno ou tem pouca projeção, temos a impressão de que o nariz é grande demais ou que o pescoço é flácido ou que a face é muito redonda, caracterizando um perfil convexo e pouco atraente.
Muitos pacientes pensam que a única maneira de melhorar o queixo é recorrer a procedimentos cirúrgicos.
Atualmente, na odontologia podemos atender a esse desejo, aumentando o mento, reestabelecendo o volume, largura e maior projeção.
Além disso, é possível reposicionar o Mento nos pacientes que apresentam rotação da mandíbula, onde apresenta-se rodada para dentro (tipo queixo de “bruxa”) .
O preenchimento pode também tornar o rosto mais harmônico.
O preenchimento do mento com substâncias volumizadoras a base de ácido hialurônico é considerado seguro, realizado em consultório com anestesia tópica e local. Usamos produtos com maior consistência para melhores resultados.
O procedimento pode ser realizado tanto em mulheres, quanto em homens, porém a escolha do local de injeção dos produtos e a quantidade aplicada deve ser individualizada, uma vez que deve levar em consideração a análise facial detalhada e as particularidades de cada perfil.