Escovação

TIPOS DE ESCOVAS

Por que eu indico Curaprox?

Limpeza eficiente de superfícies graças as cerdas CUREN®️ densamente compactadas.

É comprovado: quanto maior a quantidade de cerdas, mais macia a escova dental deve ser. As escovas CS 5460 são extremamente macias porque somam exatamente 5.460 cerdas ultra macias com 0,10 mm de espessura. Uma quantidade muito superior às escovas comuns. O resultado é uma limpeza sem precedentes, pois a cabeça compacta da escova facilita o alcance completo em todas as regiões da boca.

Escovação correta com escova manual

A dica é: Posicione a escova em um ângulo que possibilite o recobrimento de metade da gengiva e metade do dente. Faça a limpeza em pequenos movimentos circulares, sem fazer força. Isso é fundamental.

Claro que existe um guia mais detalhado Mas, se lembrar das instruções básicas acima, você já está no caminho certo: vai limpar os dentes e a gengiva (margem gengival) suavemente e de forma eficaz, graças aos delicados filamentos CUREN®️. O uso de força e cerdas duras frequentemente provoca danos nos dentes e gengivas.

Instruções detalhadas de escovação correta



As seguintes instruções foram preparadas para ajudar na limpeza correta dos dentes. Os pequenos movimentos circulares quase sem nenhuma força demoram algum tempo para serem assimilados. Isso vale também para outras atividades, como esquiar ou dançar, correr ou andar de patins: somente a prática leva à perfeição. Peça ao seu cirurgião-dentista para avaliar o seu progresso.


O SISTEMA DE LIMPEZA


Siga sempre o mesmo padrão. Primeiramente, escove os dentes do lado de fora (faces vestibulares), então, do lado de dentro (faces palatinas/linguais). Comece pelos dentes inferiores e em seguida continue com os superiores. Movimentos circulares pequenos sem pressão. Lembre-se, nossas escovas limpam os dentes mesmo se você não aplicar praticamente qualquer pressão. Aprender a escovar os dentes corretamente. Nossas técnicas de limpeza são ensinadas em nossos seminários iTOP, que reúnem profissionais de saúde oral e pessoas interessadas. São seminários abertos a todos.


DENTES INFERIORES

1. Posicionamento:

Comece com a parte externa dos dentes inferiores (mandibulares) de um dos lados (esquerdo ou direiro). Posicione a escova CS 5460 ultra soft no molar mais posterior, metade na gengiva, metade no dente. Incline a escova ligeiramente em direção das gengivas, num ângulo de aproximadamente 45 graus. É muito mais simples do que parece: a CS 5460 ultra macia possui um cabo oitavado, fazendo com que seja muito fácil segurar a escova no ângulo correto.


2. Escovando o lado externo dos dentes (faces vestibulares):

Agora mova a escova com pequenos movimentos circulares da parte posterior do último molar de um dos lados da boca, dente a dente até a parte posterior do último molar do lado oposto da mandíbula. Dedique um tempo e foco em cada dente individualmente, fazendo de 5 a 10 movimentos circulares por dente. Ao terminar, faça o contorno para o lado de dentro da boca. Escove ao redor dos molares posteriores (face distal) com pequenos movimentos da escova e continue do lado interno (faces linguais) da mesma forma descrita para o lado externo (veja item 3)


3. Escovando o lado interno dos dentes (faces linguais):

Trabalhe todos os dentes fazendo movimentos circulares curtos (ou pequenos), quase sem fazer força, até alcançar o último molar posterior do lado oposto ao que você começou (veja item 1).


Local especial: Atrás da parte traseira do molar inferior (face distal)


4. Escove ao redor deste molar com movimentos circulares pequenos e gentis.

Fica mais fácil se você mantiver a CS 5460 ultra macia em um ângulo o mais vertical possível.


5. Posicionamento:

Mantenha a CS 5460 ultra macia o mais vertical possível para que a parte interior dos dentes, bem como a parte da gengiva sejam escovadas. Com esta inclinação, mova a escova fazendo pequenos movimentos, primeiro na parte interior de um dente e depois do outro. A razão do porque essa área precisa ser limpa desta maneira é porque é muito estreita para se manter a escova na horizontal. No entanto, esta região requer uma limpeza particularmente minuciosa, pois a glândula salivar localizada bem embaixo dos dentes inferiores resulta um volume de saliva considerável. Consequentemente, esta é a região em que se forma uma grande quantidade de placa bacteriana.


Local especial: Interior dos dentes anteriores inferiores(Face lingual)


DENTES SUPERIORES

6. Escovando o lado externo dos dentes (faces vestibulares):

Aqui também, você começa na parte posterior do molar mais recuado. Posicione a escova CS 5460 ultra macia de forma angulada e passe a escovar da mesma forma descrita nos itens 1, 2 e 3. Mantenha a cabeça em um ângulo de 45 graus em relação às gengivas e dentes; trabalhe a escova em pequenos movimentos circulares da parte traseira do molar mais posterior de um dos lados (esquerdo ou direito), dente a dente, passando pelos dentes incisivos até o último molar do outro lado da mandíbula. Escove ao redor do molar mais posterior com pequenos movimentos e continue pelo lado interno dos dentes superiores (faces palatinas). Novamente, prossiga com movimentos circulares sem quase nenhuma força, até você chegar novamente ao molar posterior onde começou a escovação na maxila.


Local especial: Atrás dos molares superiores


7. Da mesma forma descrita para os dentes inferiores, escove ao redor de cada um desses molares com pequenos movimentos circulares.

Fica mais fácil se a escova CS 5460 ultra macia for mantida o mais vertical possível.


Local especial: Interior dos dentes anteriores superiores (face palatina)


8. Escova inclinada na vertical e movimentos circulares:

Escove a parte interna dos dentes anteriores superiores da mesma forma como procedido com os dentes inferiores, veja itens 4 e 5. Segure a CS 5460 ultra macia em um ângulo aguda de modo que a escova toque o dente e a gengiva ao mesmo tempo. Depois, escove com pequenos movimentos circulares, um dente de cada vez.


Superfícies de mastigação (faces oclusais)


9. As crianças em particular precisam de uma atenção especial com relação à limpeza das superfícies de mastigação.

Comece na parte posterior e avance devagar com movimentos curtos pra frente e para trás. Quanto mais velho, pode ser que a necessidade de se limpar as superfícies de mastigação diminuam. Porém, somente um cirurgião-dentista pode tomar essa decisão com base em uma avaliação individualizada.


CADA PESSOA É DIFERENTE

Cada boca, cada dente e cada espaçamento nunca são iguais. Isto significa que a limpeza ideal deve respeitar a anatomia, a idade e as habilidades de cada pessoa. Peça ao seu dentista orientações e dicas. A escovação perfeita, eficaz e ao mesmo tempo suave não se aprende apenas ao ler sobre o assunto. A perfeição nasce com a prática.


AJUDA PROFISSIONAL

Avalie a sua técnica de limpeza regularmente com um profissional da área odontológica. Nós somos capazes de dizer exatamente em quais espaços interdentais deve-se utilizar o fio dental e onde as escovas interdentais são a melhor opção.


Modelo de escovação sugerido por CURAPROX®️


O QUE É MELHOR, FIO OU FITA DENTAL?

A fita dental é mais fina e achatada. Com filamento único, não desintegra como o fio, que tem vários filamentos em formato cilíndrico.

Quanto à eficiência, os dois são semelhantes.

A fita é maior e, por isso, demora menos tempo para retirar os restos alimentares que ficam entre os dentes.

Agendamento
Top
Enviar WhatsApp
1
Precisa de ajuda?
Quer saber mais sobre algum procedimento? Fale conosco agora
Powered by